sábado, 29 de janeiro de 2011

APROVAÇÃO - ENGENHARIA DE MINAS



O aluno Igor Almeida Sampaio, da turma concluinte de 2010, foi aprovado em Engenharia de Minas, pela UFBA. Dirigimos as nossas congratulações a ele e à sua família pela conquista.

APROVAÇÃO EM MEDICINA



O aluno Isaías Anderson da Silva Loura, ex-aluno do CDB, filho da professora Rosélia Loura foi aprovado em Medicina pela UFBA. A ele e aos pais Rosélia e Isaías, os nossos parabéns.

APROVADA EM TRÊS VESTIBULARES



A aluna do CDB Jéssica Cavalcanti Barros Ribeiro está colhendo os frutos de anos de dedicação e estudo em nosso colégio: passou, nada menos, do que em 3 vestibulares, obtendo classificações excelentes - PRIMEIRO LUGAR na UPE,em Letras, TERCEIRO LUGAR em Administração, na UNIVASF, e na FACAPE foi aprovada em Direito. Ela deixou o seu relato sobre a importância do CDB em sua vida e formação.

"A educação é, sem dúvida alguma, um pilar fundamental na construção da nossa personalidade. O Colégio Dom Bosco, onde estudo desde o maternal, tem tradição em dar continuidade ao trabalho familiar, porque, além de valorizar o conhecimento intelectual, desenvolve também o conhecimento moral.
O Colégio Dom Bosco me proporcionou excelente formação, satisfação pessoal, amizades. Além disso, possui profissionais competentes e preocupados com o aprendizado. Sempre tive muita confiança no Colégio e no seu modo de educar, dando ênfase à arte, à cultura e à fé cristã, instruindo para o bem.
Hoje, terminando o terceiro ano do ensino médio, quero agradecer a todos que participaram comigo desta etapa e ao colégio Dom Bosco, que se fez tão presente em minha vida. Dos amigos, profissionais e funcionários que conheci, resumo em uma palavra: Saudades!"

APROVADO EM ENGENHARIA



O aluno Isaque Rodrigues de Castro é mais um dos muitos alunos aprovados em vestibulares realizados no ano passado. Ele obteve a 12a. melhor nota em Engenharia de Produção, na UNIVASF. Com a simplicidade e humildade de sempre, ele relata a sua trajetória no CDB e a importância dessa instituição em sua vida.

“ O Colégio Diocesano Dom Bosco é uma instituição de referência em qualidade no Vale do São Francisco e em todo o Brasil. Este colégio já faz parte da minha história. Iniciei meus estudos aos três anos de idade no CDB com plena segurança e garantia de sua qualidade de ensino, pois meu pai e outros familiares já haviam estudado nessa renomada instituição. Aqui no CDB foi onde tive minhas primeiras lições sobre cidadania e respeito à vida, característica essa que o torna um colégio diferenciado.
Foi no CDB onde sempre tive uma boa educação, excelentes professores, que foram responsáveis pela construção do meu caráter e dignidade como cidadão. Devo várias de minhas conquistas a esse colégio, tanto no aspecto intelectual quanto no social, pois são quinze anos de aprendizagem que não podem ser expressos num único texto. Tenho grande carinho por todas as pessoas que compõem essa instituição, inclusive meus amigos, todos que sempre me auxiliaram por todos esses anos.
Agora já no final dessa longa jornada, concluo o 3º. Ano do Ensino Médio com plena certeza de que fui bem acolhido por pessoas íntegras, de valor, que sempre transmitiram lições que servirão para toda a minha vida. Por isso, agradeço de coração e tenho orgulho de fazer parte da família Dom Bosco”.

APOSTILA DE HISTÓRIA DA ARTE



Comunicamos aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio que a apostila de História da Arte, solicitada na lista de materiais, será vendida no próprio Colégio na mecanografia (xerox), por Eunice. A partir do dia primeiro (terça), os alunos poderão fazer a sua aquisição. A apostila consta de 13 capítulos, com anexos, para ser utilizada durante o ano todo, e custará 12,00.

HORÁRIO DE AULAS



Comunicamos aos senhores pais e responsáveis que o início das aulas do ano letivo de 2011 será no dia primeiro de fevereiro, próxima terça-feira. Acompanhe os horários:

Matriz
* Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2 - 7h15 às 11h35
* Tarde - Educ. Infantil, Fundamental 1 e 2 - 13h às 17h20
* Tarde - Ensino Médio - 13h às 18h05

Extensão - Fundamental 2 (8as) - 7h15 às 11h35
Ensino Médio - 7h15 às 12h20

Gildo Monteiro Júnior
Comunicação Social do CDB

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

APROVAÇÃO NOS VESTIBULARES

Temos a alegria de divulgar a lista com os primeiros alunos do CDB aprovados nos vestibulares. O Dom Bosco, na sua trajetória de 85 anos, tem o dom de aprovar, respeitando as escolhas pessoais e habilitando nossos jovens para ingressarem nos mais diversos institutos, universidades e faculdades de todo o Brasil. Parabéns, jovens. O sucesso de vocês constrói a nossa história! Confira a relação dos primeiros aprovados:

FACAPE
Administração
Camila Souza Garziera – 5º lugar
Andressa Rayssa de Almeida Martins
Natécia Maciel Nóbrega

Comércio Exterior
Claudio Henrique Manoel Silva – 2º Lugar
Rafaela Raiza da Silva Araújo

Ciência da Computação
Victor Augusto Lauria
Vlaney Fernando dos Santos Souza – 7º lugar
Pedro Henrique Xavier Cysneiros – 8º lugar
Maria Vitória Gama e Silva

Ciências Contábeis
Caio Granja Reis de Carvalho – 5º lugar
Matheus Reis Nascimento
Andreykson Leite Barros
Tulio Emanuel Custódio Santos

Direito
Jéssica Cavalcanti Barros Ribeiro
Antonio Carlos Gomes Pereira Junior
Ricardo Henrique Leal Bezerra Melo Leal

Economia
José Emanuel Medeiros Marinheiro
Raffael Rodrigues Pereira
Laisa Kelly Alves de França

Secretariado Executiva
Felipe Duarte Janebro – 1º lugar
Monique Cerqueira Lopes

Turismo
Ana Karoline dos Santos Marques


UPE
Letras
Jéssica Cavalcanti Barros Ribeiro – 1º lugar

História
Rafael da Silva Andrade
Thassio Rafael Ferreira Santos
Igor do Carmo Barreto
Leandro Santos Duarte

Ciências Biológicas
Jonatas Pereira de Lima
Joylamma Barros Gonçalves

Matemática
Eder Silva Souza – 1º lugar
Raffael Rodrigues Pereira

Enfermagem
Bruna Félix de Almeida – 1º lugar

Fisioterapia
Arthur Henrique Beserra Farias – 6º lugar
Lais Alves Bezerra Borges – 5º lugar
Rayane Kelli Rocha Ribeiro – 20º lugar

Nutrição
Ana Carolina Soares de Almeida
Ciro Henrique de Araújo Fernandes
Lucas Florêncio de Brito
Mateus Reis Nascimento
Maria Vitória Gama e Silva

Odontologia
Jabneel Tassiano dos Santos Nogueira – 11º lugar


UNIVASF
Administração
Jéssica Cavalcanti Barros Ribeiro – 3º lugar

Enfermagem
Rebeca de Novaes Menezes – 4º lugar

Psicologia
Ricardo Henrique Bezerra Melo Leal – 11º lugar

Ciências Farmacêuticas
Ramon Coelho Jericó

Engenharia Agronômica
João Henrique Ferreira Sabino – 1º lugar
Jefferson Monteiro Sobreira – 13º lugar
Luann Correia Walfredo Carvalho

Engenharia Agrícola e Ambiental
André Felipe Lira Amorim – 4º lugar
Israel Henrique Oliveira Rodrigues – 11º lugar
Raisa Lima Gomes Rodrigues – 22º lugar

Engenharia de Produção
Isaque Rodrigues de Castro – 12º lugar

Engenharia de Computação
Lucas Florêncio de Brito – 23º lugar

Ciências Sociais
Misael Carlos do Nascimento Neto – 5º lugar


IF-SERTÃO
Química
Raphael Magalhães de Oliveira Nascimento – 9º lugar

Horticultura
Rayane Kelli Rocha Ribeiro – 1º lugar


UNEB
Comunicação Social/Jornalismo
João Luiz Mesquita Bandeira

Agronomia
Renato Jucá Menezes Campelo


UFPE
Engenharia da Produção
Eladio Cesar Pinto

Geologia
Lais Queiroga de Amorim


FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
Direito
Saulo Augusto Reis Santos

SEMANA PEDAGÓGICA 2011












Teve início na manhã de hoje, 27 de janeiro, na Extensão do CDB, a chamada Semana Pedagógica. Após a saudação inicial da professora Teresinha Teixeira Coelho, diretora-executiva do CDB, os professores Gildo Junior, Manoel Eufrásio e Danilo conduziram o momento orante, com o tema: “Construindo a casa sobre a rocha”. Logo em seguida, os novos professores foram acolhidos aconteceu a palestra do dia, proferida pela professora Dra. Normanda Beserra UFPE – CEEL , que abordou o tema: “Ensino e avaliação: dimensões convergentes de um mesmo projeto”. A vinda da palestrante reforça uma parceria do CDB com a editora Moderna, que presta um acompanhamento relevante na formação continuada dos professores.

PRIMEIRAS NOVIDADES DO CDB EM 2011

* Simulados - alunos de 5a.série ao 2o. ano do Ensino Médio participarão de simulados ao longo do ano. Essa iniciativa, tanto para os alunos do Ensino Fundamental II, que realizarão o "Bosquinho", quanto para os do Ensino Médio, visa a revisão de assuntos vistos ao longo da unidade e o contato mais direto com questões cobradas em concursos, vestibulares e exames em geral.
* Testes em dias alternados - os testes das quatro unidades serão realizados em dias alternados, não mais numa sequência de dias. Apenas os provões prevalecerão com esse sistema.
* Recuperação semestral - a recuperação semestral, que antes era realizada em agosto, será apliacada na primeira semana de julho.
Depois postaremos outras iniciativas para o ano letivo de 2011.

COORDENADORA PARA OS TERCEIROS ANOS



Uma das novidades do CDB para 2011 é a contratação de uma coordenadora somente para os terceiros anos. A pedagoga Isabela (foto) assumirá essa função estratégica a partir de agora, acompanhando de perto todo o processo de preparação dos nossos feras. Seja bem-vinda!

MUDANÇAS NO QUADRO DE DOCENTES

No ano letivo de 2011, alguns professores foram remanejados, isto é, deixaram algumas turmas para assumir outras.

• O professor Rafael, de Matemática, assumirá as sétimas séries à tarde
• A professora Willy, de Inglês, assumirá as 5as e 6as séries do Fundamental II e as turmas do período vespertino (5ª. a 8ª.)
• A professora Joana Darc, de Língua Portuguesa, assumirá os primeiros anos do Ensino Médio pela manhã e à tarde
• A professora Hylca, de Língua Portuguesa, assumirá os segundos e terceiros anos do Ensino Médio

PROFESSORES NOVATOS



Hoje, em nossa reunião pedagógica, foram apresentados os professores novatos que integrarão a família CDB em 2011. Na foto, com a professora Mundica e a coordenadora Isabela, os professores:

* Diego Pires Rocha - 1o., 2o. e 3o. anos - Biologia
* Ana Karla Bezerra - 4o. ano - Matemática, História e Geografia
* Aureany Maysa dos Santos - 1a. a 4a. série - Inglês
* Kátia Gomes - Português - 3o. ano Ensino Médio
* Tiago Araújo Carvalho - Matemática - 7a. e 8a.
* Georgtown Almir Oliveira da Silva - Química - Ensino Médio
* Jaderson de Araújo Barros - Física - Ensino Médio

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

ALUNO APROVADO EM JORNALISMO



O aluno João Luiz M. Bandeira que cursou o 3º ano A no ano de 2010,acabou de receber a notícia de sua aprovação no vestibular de Comunicação Social na UNEB. Ano passado ele colaborou com o informativo do CDB deixando essa mensagem sobre a sua trajetória no Dom Bosco:

"Como já se sabe, o Colégio Dom Bosco é uma instituição de muita tradição, pois, há mais de oito décadas, vem se preocupando em formar cidadãos e os instruir para uma boa escolha profissional; mais do que isso, esta instituição visa formar pessoas de caráter, e com competência para atuar no mercado de trabalho.
Sabe-se que a concorrência para passar no vestibular e ter um bom emprego vem aumentando a cada ano, por isso, é indispensável ter uma boa base de conhecimentos e cultura, para se tornar um candidato apto a passar no vestibular. Desde os meus dois anos de idade eu estudo neste colégio, e posso dizer, com firmeza, que o Colégio Dom Bosco se preocupa sim, com a formação cultural dos seus alunos, e não poderia ser diferente, já que vivemos num país tão rico culturalmente. Se preocupar com o conhecimento, formação moral e intelectual do aluno são fatores decisivos para o sucesso dessa escola e dos seus alunos; hoje posso dizer que tenho a personalidade e o caráter formados, graças à educação que tive, e a tudo de bom que o Dom Bosco pôde me proporcionar (bons professores, educação de qualidade e profissionais preocupados com o bem estar, e a aprendizagem dos alunos). Obrigado, Dom Bosco!!!"

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

COMUNICADO AOS PROFESSORES

A diretora do Colégio Dom Bosco, professora Teresinha Teixeira, convida todos os professores, da Educação Infantil ao Ensino Médio, para as reuniões pedagógicas que acontecerão no auditório do CDB Extensão, dias 27, 28 e 31 de janeiro, a partir das 8horas da manhã. Sua presença é indispensável.

Prof. Gildo Júnior
Comunicação Social do CDB