sábado, 9 de abril de 2011
VALEU! VALEU! 40 MIL ACESSOS AO BLOG DO CDB
Chegamos, na noite de hoje, à marca de 40 mil acessos ao blog do CDB. Obrigado a todos que acompanham de perto o nosso blog e tudo o que acontece no Dom Bosco de Petrolina. Continue acessando e divulgando. No dia 17 ele completará 1 ano de criação. Valeu!
Os “bastidores” de uma tragédia? Por Dom Paulo Cardoso, bispo de Petrolina
Trágico dia 7 de abril! O Brasil parou estarrecido e perplexo diante do macabro “espetáculo” das crianças mortas, no massacre de Realengo.
Não seriam elas as vítimas inocentes dos camuflados “herodes” de hoje?
A primeira reação é de natural comoção. Lamentavelmente, ecoa de novo a palavra do Profeta Jeremias: “Ouviu-se uma voz em Ramá, choro e grande lamentação: Raquel chora seus filhos; e não quer consolação, porque eles já não existem” (cf. Evangelho de Mateus 2, 17-18).
Depois da comoção, a interpelação a todos nós para uma profunda reflexão, se não um convite para a conversão à causa da Vida.
O que estaria “por trás” de tão horrendo espetáculo? Comecemos pelo “ver”, a partir dos próprios noticiários constantes dos meios de comunicação. Não são de hoje, não são poucos os relatos em torno de situações de nossas escolas públicas. Adolescentes desnorteados, resultado de lares inexistentes ou desajustados. Mestres e mestras apavorados e impotentes, “com medo” dos alunos. Tráfico e consumo de entorpecentes na escola...
É notória a precariedade do ensino fundamental e médio na escola pública, se comparado, já nem dizemos com o Japão ou a Alemanha, mas com países da America Latina.
Contracenando com isto, as propostas “educativas” de uma sociedade consumista e hedonista.
As pretensas “campanhas educativas anti-Aids”, por parte do governo, na prática, se transformam em estímulo à pratica irresponsável do sexo entre adolescentes e jovens. Sem falar de atitudes populistas de pessoas “constituídas em autoridade” jogando, de cima de palanques carnavalescos, preservativos para populações jovens “enlouquecidas”. Quando esta distribuição não acontece dentro da própria escola através de seus gestores!
Depois, vêm a hipócrita “admiração’ e a “preocupação” das mesmas autoridades, diante do fato da crescente gravidez de adolescentes, do aborto clandestino, da disseminação da AIDS...
Complementando, todos sabemos o que significam certos programas imorais de poderosas redes de televisão.
E que dizer da desavergonhada rede de motéis, como estimulo ao sexo irresponsável e fonte de sórdido lucro para seus investidores? Adolescentes e jovens vão desde cedo “aprendendo” que tudo isto é muito “normal”.
Na escola pública, sobretudo para a população juvenil pobre, falta uma proposta educacional que lhe proporcione uma perspectiva de vida e de um futuro de autêntica inclusão social.
Um rápido acento à questão do desarmamento. A Igreja e outras entidades sérias promoveram aquela importante campanha. E a própria sociedade – manipulada pelos grupos de interesse econômico, frustrou a campanha. Pois o que importa é produzir, vender, exportar armas. As vítimas? Ora as vítimas!...
Chegamos a um modelo “pós-moderno” de sociedade que, frustrada diante de uma perspectiva de sentido para a vida, parte para o “imediatismo’. O que importa é “consumir” e “gozar”, aqui e agora.
Talvez alguém reaja contra o tom possivelmente “moralista” desta nota. Pode até ser. Mas nos parece que, mesmo independentemente de uma proposta cristã ou católica de comportamento, no íntimo de cada ser humano existe uma “lei natural” (voz do Criador?) que sussurra: “Faze o bem, evita o mal”. É a base para toda outra lei positiva, inclusive religiosa. E, em se tratando daqueles que crêem na Pessoa e na proposta de Jesus Cristo, o comportamento ético, moral e religioso é ou deveria ser conseqüência natural.
Volto ao título desta reflexão. Muita coisa não estaria nos “bastidores” dos palcos de massacres e situações como a do Rio? Não teria sido o próprio “exterminador”, uma conseqüência do modelo social que se vai oferecendo a nossa juventude pobre?
A nós, como Igreja e como cristãos, a grande missão e responsabilidade: testemunhar e propor Jesus Cristo como o Caminho para que todos tenham vida, vida com dignidade, vida cristã.
Então, sim, sumirão os “contra-regras” dos bastidores dos palcos, os camuflados “herodes” de hoje. Já não haverá mais cenas trágicas como as de Realengo...
Dom Frei Paulo Cardoso – Bispo de Petrolina
"BOM DIA" ESPECIAL
As professoras da Educação Infantil promoveram, na manhã de ontem, 08 de abril, um "Bom dia" especial, com a presença de muitos familiares e a apresentação de números de música e dança. Os temas escolhidos foram os valores e a Campanha da Fraternidade, que aborda a vida no planeta.
quinta-feira, 7 de abril de 2011
DESABAFO - PROF. GILDO JUNIOR
Ao assistir ao jornal mais importante da tv aberta, o Jornal Nacional, que dedicou a maior parte de sua edição referindo-se ao fato ocorrido em uma escola de Realengo, no município do Rio, resolvi escrever um desabafo sobre as impressões que tive acerca do ocorrido. Quanta violência! Quanto sangue derramado de forma fria! Quanto desespero! O Brasil chora e veste o luto pelos "brasileirinhos", tirados tão cedo do convívio de seus pais, amigos e familiares. Triste quinta-feira!
Uma primeira referência faço ao atirador. Um jovem, com apenas 23 anos de idade, recatado, tímido, que dedicava horas e horas à internet, buscando-a apenas para arquitetar esse plano que marcará para sempre a história do Brasil. Segundo um irmão, que concedeu uma entrevista exclusiva ao canal, bem mais jovem ele já manifestava o desejo de derrubar um avião, como fizeram no 11 de setembro. Pergunto-me: o que pode levar um jovem a pensar assim, a querer o mal dos outros, a buscar a destruição de vidas como forma de satisfação? Por que não alicerçar a sua vida em valores mais sólidos, pensando em contribuir para o progresso do país, para a sua felicidade e a dos demais? Por que, ao invés de sacrificar tantas vidas, ele não buscou colaborar na efetivação das mesmas? São perguntas que nós, na nossa limitação humana, não poderemos responder pronta e imediatamente, mas certamente é reflexo de uma sociedade cada vez mais distante dos valores essenciais à vida. Caberá a Deus realizar o julgamento, segundo a vontade do seu coração de Pai.
Um segundo ponto que me chamou a atenção é a solidariedade do povo brasileiro, num momento de desespero e dor. Centenas de pessoas ouviram os apelos e procuraram os hemocentros para doarem sangue às vítimas, outras abriram suas casas para acolher os alunos que fugiam atormentados ou que foram atingidos pelos tiros; outros, perplexos, ainda pararam seus veículos para ajudar no socorro imediato às vítimas e muitos médicos e enfermeiros fizeram uma verdadeira corrente em prol das vítimas desse atentado, sem precedentes. Nos altos e baixos da nossa realidade, o povo brasileiro ainda dá sinais de que um novo tempo é possível.
Menciono duas cenas que me deixaram com um nó na garganta: uma mãe comunicando ao seu esposo a morte da filha, através de uma ligação de celular e uma menina de nome Jade, tão simples, mas tão eloquente quando expôs a sua visão sobre o crime, relatando em detalhes o que havia acontecido, expressando que, a todo momento, orava a Deus para que nada de ruim ocorresse com ela. Duas realidades que se somam às de tantas famílias que velarão mais de dez crianças que tinham todo um futuro pela frente.
Concluo com um recado aos jovens: não se deixem levar pelas iniciativas que visam atacar a dignidade do outro, pois o seu próximo também precisa ser respeitado. Canalizem as suas energias para coisas positivas, saudáveis, que possam torná-los plenamente felizes e realizados. Abandonem qualquer tipo de agressividade, mas dialogue, aceitando o outro como o seu próximo. Utilizem as novas tecnologias como fonte de pesquisa, permitindo a busca pelo conhecimento e por novos amigos, dizendo "não" a qualquer tipo de movimento que estimule a violência e o conflito. E, acima de tudo, busquem a Jesus, o Príncipe da Paz, o valor mais importante, que preenche os vazios e nos faz mais dignos da nossa condição humana.
Uma primeira referência faço ao atirador. Um jovem, com apenas 23 anos de idade, recatado, tímido, que dedicava horas e horas à internet, buscando-a apenas para arquitetar esse plano que marcará para sempre a história do Brasil. Segundo um irmão, que concedeu uma entrevista exclusiva ao canal, bem mais jovem ele já manifestava o desejo de derrubar um avião, como fizeram no 11 de setembro. Pergunto-me: o que pode levar um jovem a pensar assim, a querer o mal dos outros, a buscar a destruição de vidas como forma de satisfação? Por que não alicerçar a sua vida em valores mais sólidos, pensando em contribuir para o progresso do país, para a sua felicidade e a dos demais? Por que, ao invés de sacrificar tantas vidas, ele não buscou colaborar na efetivação das mesmas? São perguntas que nós, na nossa limitação humana, não poderemos responder pronta e imediatamente, mas certamente é reflexo de uma sociedade cada vez mais distante dos valores essenciais à vida. Caberá a Deus realizar o julgamento, segundo a vontade do seu coração de Pai.
Um segundo ponto que me chamou a atenção é a solidariedade do povo brasileiro, num momento de desespero e dor. Centenas de pessoas ouviram os apelos e procuraram os hemocentros para doarem sangue às vítimas, outras abriram suas casas para acolher os alunos que fugiam atormentados ou que foram atingidos pelos tiros; outros, perplexos, ainda pararam seus veículos para ajudar no socorro imediato às vítimas e muitos médicos e enfermeiros fizeram uma verdadeira corrente em prol das vítimas desse atentado, sem precedentes. Nos altos e baixos da nossa realidade, o povo brasileiro ainda dá sinais de que um novo tempo é possível.
Menciono duas cenas que me deixaram com um nó na garganta: uma mãe comunicando ao seu esposo a morte da filha, através de uma ligação de celular e uma menina de nome Jade, tão simples, mas tão eloquente quando expôs a sua visão sobre o crime, relatando em detalhes o que havia acontecido, expressando que, a todo momento, orava a Deus para que nada de ruim ocorresse com ela. Duas realidades que se somam às de tantas famílias que velarão mais de dez crianças que tinham todo um futuro pela frente.
Concluo com um recado aos jovens: não se deixem levar pelas iniciativas que visam atacar a dignidade do outro, pois o seu próximo também precisa ser respeitado. Canalizem as suas energias para coisas positivas, saudáveis, que possam torná-los plenamente felizes e realizados. Abandonem qualquer tipo de agressividade, mas dialogue, aceitando o outro como o seu próximo. Utilizem as novas tecnologias como fonte de pesquisa, permitindo a busca pelo conhecimento e por novos amigos, dizendo "não" a qualquer tipo de movimento que estimule a violência e o conflito. E, acima de tudo, busquem a Jesus, o Príncipe da Paz, o valor mais importante, que preenche os vazios e nos faz mais dignos da nossa condição humana.
ATAQUE A UMA ESCOLA DO RIO DEIXA O PAÍS PERPLEXO
O Brasil está consternado com o ataque ocorrido na manhã de hoje em uma escola do Rio de Janeiro, que vitimou cerca de 10 alunos, entre 9 e 14 anos de idade. A presidente Dilma se emocionou ao falar dos "brasileirinhos" mortos nesse incidente e declarou um luto oficial de três dias no país. Rezemos pedindo a Deus que acolha esses pequeninos em seu Reino e conforte as famílias dessas criançasQue a paz possa reinar em nós e em nossas escolas.
ESTUDO SOBRE OS VULCÕES
Os alunos da 4a. série C, orientados pela professora Eliete Maia, desenvolveram, na manhã desta quinta-feira (07.04), um estudo sobre os vulcões, na disciplina de Geografia. Dentro da análise, os alunos não ficaram apenas na parte teórica, mas, com o auxílio da professora, produziram miniaturas de vulcões, com massa de modelar, suco industrializado e bicarbonato de sódio, dando o efeito da erupção.
NOVA SALA DE LEITURA
A fim de permitir maior comodidade aos nossos pequenos, a direção do Colégio Dom Bosco reestruturou toda a Sala de Leitura da Educação Infantil, um ambiente com a cara da criançada - colorido, extrovertido e aconchegante. Nas imagens, a professora Jaqueline com a sua turma.
ESTUDANDO O SISTEMA SOLAR
Os alunos da 4a. D, orientados pela professora Liduína, produziram maquetes sobre o Sistema Solar, como forma de aprimorar o estudo sobre esse assunto de Geografia. Além da produção de maquetes, os alunos tiveram que expor seu conhecimento adquirido sobre o tema aos demais colegas.
JUDOCA DO CDB
Cynthia Emanuelle, nossa judoca, em Campeonato de Judô disputado esse final de semana passado, no Rio Grande do Norte. Levou o terceiro lugar.
CALENDÁRIO DE PROVÕES - 8a. , 1o.s e 2os. - TARDE
Os provões do primeiro ano têm início hoje, 07 de abril. Das demais turmas, a partir de amanhã, 08.04.
8a. Série E
08.04 - Ciências - Química e Física
11.04 - Português
12.04 - História
13.04 - Geografia
14.04 - Matemática
15.04 - Espanhol
1o. ano E
07.04 - Filosofia e Sociologia
08.04 - Português e Literatura
11.04 - Biologia I e II
12.04 - Geografia e Inglês
13.04 - Física I e II
14.04 - História, Espanhol e Arte
15.04 - Química I e II
18.04 - Matemática I e II
2o.ano D
08.04 - Português e Literatura
11.04 - Biologia I e II
12.04 - Geografia e Inglês
13.04 - Física I e II
14.04 - História e Espanhol
15.04 - Química I e II
18.04 - Matemática I e II
8a. Série E
08.04 - Ciências - Química e Física
11.04 - Português
12.04 - História
13.04 - Geografia
14.04 - Matemática
15.04 - Espanhol
1o. ano E
07.04 - Filosofia e Sociologia
08.04 - Português e Literatura
11.04 - Biologia I e II
12.04 - Geografia e Inglês
13.04 - Física I e II
14.04 - História, Espanhol e Arte
15.04 - Química I e II
18.04 - Matemática I e II
2o.ano D
08.04 - Português e Literatura
11.04 - Biologia I e II
12.04 - Geografia e Inglês
13.04 - Física I e II
14.04 - História e Espanhol
15.04 - Química I e II
18.04 - Matemática I e II
quarta-feira, 6 de abril de 2011
PROJETO IDENTIDADE PLANETÁRIA
Os alunos da 4a. D tiveram, na tarde de hoje, uma aula-passeio, na Praça Dom Malan, a fim de diagnosticarem os problemas ligados ao lixo naquele ambiente. Essa atividade faz parte do projeto Identidade Planetária, vinculado à CF 2011. Acompanhou o trabalho dos alunos a professora Liduína.
terça-feira, 5 de abril de 2011
EMBRAPA LANÇA SITE DE CIÊNCIAS NO CDB
Ontem e hoje, os alunos da 4ª série A participaram do lançamento de um site de Ciências, desenvolvido pela Embrapa de Petrolina em parceria com o Colégio Dom Bosco, no Laboratório de Informática. Neste site, www.embrapa.br/contandociencia as crianças podem acessar jogos educativos, livros virtuais, pesquisas... e muito mais. Acesse do Link Embrapa Semiárido, aqui do nosso blog mesmo e confira.
OPINIÃO DE PROFESSORA DO CDB NA VEJA
Mais uma vez a opinião da nossa colega Vera Cezar, professora de Literatura Brasileira do CDB, sobre os temas expostos pela revista Veja, foi publicada na seção Leitor, na edição desta semana. A professora comenta sobre "A corte constitucional".
" A excelente Carta ao Leitor 'A corte constitucional'(30 de março) me trouxe um enorme alívio. Num primeiro momento, a decisão do STF de devolver o mandato aos dois candidatos eleitos fichas-sujas causou-me espanto e indignação. Mas VEJA aborda com clareza a supremacia da Cosntituição e tira de nós, leitores, a sensação que nos passa o poeta português do século XVI Luís de Camões: 'Os bons vi sempre passar / no mundo grandes tormentos,/ e para mais me espantar,/ os maus vi sempre nadar/ em mar de contentamentos. Cuidando alcançar assim/o bem tão mal ordenado,/ fui mau, mas fui castigado:/ assim que, só para mim,/ anda o mundo consertado".
BLOGS DE LITERATURA
Os alunos dos segundos anos, como já mencionamos outras vezes, estão produzindo blogs com os autores do Romantismo. Na seção dos LINKS você pode apreciar o trabalho realizado por eles. Basta clicar em um dos sete blogs já disponíveis: ROMANTISMO 1,2,3,4,5,6 e 7.
DEBATES - SÉTIMAS SÉRIES
Os alunos das sétimas séries estão integrados na realização de debates, promovidos pelos professores Esdras, Leiliane e Gercicleide, de Língua Portuguesa, com o apoio do professor Gildo Júnior, de Ensino Religioso, sobre o livro paradidático "Ordem, sem lugar, sem rir, sem falar", que aborda o contexto da ditadura militar na vida de um menino, chamado Doca. Foi também elaborado um suplemento que serviu de base para a realização dos debates nas seis turmas, além da distribuição de músicas como "Roda viva" e "Apesar de você", escritas no período ditatorial.
segunda-feira, 4 de abril de 2011
GESTO CONCRETO - CF 2011
A cada ano, a CNBB realiza, no Domingo de Ramos, a chamada Coleta da Fraternidade, destinada a projetos ligados ao tema proposto pela CF. Em 2010, foram apoiados cerca de 1610 projetos. Este ano, a coleta acontece no dia 17, mas em nosso colégio esse Gesto Concreto será entregue até o dia 12 de abril. Na Matriz, os professores ficaram responsáveis por uma sala. Na Extensão, a responsabilidade pela articulação é do professor Gildo Júnior. Colabore você também!
domingo, 3 de abril de 2011
SALA DE LEITURA
O Colégio Dom Bosco Matriz dispõe de uma Sala de Leitura, na qual nossos alunos podem tanto apreciar uma série de livros lá exposta quanto ter seus momentos de leitura, no período de aulas. Orientados pela pró Aline, as crianças do 2o. ano (Séries Iniciais) desfrutaram da leitura do livro "A onça e o saci".
"BOM DIA" SOBRE A CF 2011
O momento de acolhida, chamado de "Bom dia", da última sexta-feira (1º.04), foi uma clara referência à CF 2011 - Fraternidade e a Vida no Planeta. Os alunos refletiram um pouco mais sobre o tema e expuseram suas criações utilizando material reciclável, no pátio do CDB Matriz.
GESTO CONCRETO - CF 2011
A professora Liduína promoveu, na última sexta-feira (1º/04), um sorteio com os alunos tendo em vista arrecadar fundos para o gesto concreto a ser promovido em prol da Campanha da Fraternidade 2011.
GABARITOS - INGLÊS - WILLY
A professora Willy, de Inglês, enviou-nos os gabaritos do Bosquinho. Faltam apenas as respostas das sextas séries (tarde):
GABARITO 5ª A/B/C
1. C
2.C
3.D
4.D
5.A
6.E
7.B
8.E
GABARITO 5ª D/E
1. C
2.C
3.D
4.D
5.A
6.E
7.B
8.E
GABARITO 6ª A/B/C/D
1. A/B/C/D
2.C
3.E
4.C
5.D
6.D
7.B
8.A
GABARITO 7ª E/F
1. B
2.D
3.C
4.D
5.C
6.C
7.B
8.B/D
GABARITO 8ª TARDE
1. C
2.D
3.A
4.C
5.A
6.C
7.D
8.E
GABARITO 5ª A/B/C
1. C
2.C
3.D
4.D
5.A
6.E
7.B
8.E
GABARITO 5ª D/E
1. C
2.C
3.D
4.D
5.A
6.E
7.B
8.E
GABARITO 6ª A/B/C/D
1. A/B/C/D
2.C
3.E
4.C
5.D
6.D
7.B
8.A
GABARITO 7ª E/F
1. B
2.D
3.C
4.D
5.C
6.C
7.B
8.B/D
GABARITO 8ª TARDE
1. C
2.D
3.A
4.C
5.A
6.C
7.D
8.E
Assinar:
Postagens (Atom)