sábado, 16 de abril de 2011

SEMANA SANTA 2011

Amanhã, com a celebração de Ramos, tem início a Semana Santa, a "semana maior" da nossa fé. Você pode acompanhar a programação da Catedral através do site: www.diocesedepetrolina.org.br - o link está no nosso blog.

PAPA BENTO 16 CELEBRA SEUS 84 ANOS


Joseph Aloysius Ratzinger nasceu em Marktl am Inn (Baviera, Alemanha), no dia 16 de abril de 1927. Seu pai, comissário de uma delegacia, provinha de uma antiga família de agricultores da Baixa Baviera. Passou a adolescência em Traunstein e foi chamado nos últimos meses do segundo conflito mundial nos serviços auxiliares anti-aéreos.

Desde 1946 a 1951, ano em que foi ordenado sacerdote (29 de junho) e iniciava sua atividade de professor, estudou filosofia e teologia na universidade de Munique e na escola superior de Filosofia e Teologia de Freising.

No dia 24 de março de 1977, Paulo VI o nomeou arcebispo de Munique e Freising. Em 28 de maio deste mesmo ano recebia a consagração episcopal. Foi o primeiro sacerdote diocesano que assumiu o governo pastoral da grande diocese bávara depois de 80 anos.

Foi criado cardeal pelo Papa Paulo VI em 1977 e em 25 de novembro de 1981 foi nomeado por João Paulo II prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Pontifícia Comissão Teológica Internacional.

Foi eleito Pontífice no dia 19 de abril do ano 2005

ALUNOS PRESTIGIANDO A ENCENAÇÃO

sexta-feira, 15 de abril de 2011

ENCENAÇÃO DA CEIA E PAIXÃO DO SENHOR - TARDE



ENCENAÇÃO DA CEIA E DA PAIXÃO DE CRISTO (MANHÃ)


Os alunos do período da manhã vivenciaram, no dia de hoje (15.04), a encenação da Ceia do Senhor e da Paixão de Cristo, coordenada pela Irmã Maria Elena e pela professora Edmá. Um momento rico em simbolismos, demonstrando os momentos finais de Cristo na terra e a essência da nossa salvação.

EXCLUSIVO - PROJETO COM A NOVA FACHADA DO CENTRO CULTURAL


O Blog do CDB divulga, com exclusividade, a nova fachada do Centro Cultural, que terá sua reforma iniciada em breve, como um dos marcos do Jubileu de 85 anos do Colégio Dom Bosco. Conclamamos os pais, alunos e ex-alunos para se unirem na conquista desse objetivo, que será de grande importância a todos nós. Mais informações: 3861.0322

quinta-feira, 14 de abril de 2011

PROFISSÃO - EDUCADOR FÍSICO

Uma reportagem exibida pela TV Grande Rio, em 22.03.2011, destaca os profissionais da área de Educação Física, inclusive profissionais do CDB. Assista:

PASTORAL DA EDUCAÇÃO


Os professores do CDB estarão reunidos no próximo sábado, dia 16 de abril, a partir das 8h da manhã, no CDB Extensão, para o Encontro mensal denominado Pastoral da Educação. Serão desenvolvidos os seguintes aspectos:

*Refletir sobre o Evangelho de Jesus Cristo, buscando alimentar a fé e a espiritualidade, para vivência e testemunho cristão.
*Discutir sobre o processo da aprendizagem, buscando superar dificuldades em favor da qualidade desejada na conquista do conhecimento.
*Informar sobre ações do Colégio Dom Bosco.
*Apresentar síntese de ações realizadas no 1º semestre.

NOVA ENQUETE - VOTE


Diante de tantas discussões sobre o porte de armas no Brasil, o blog do CDB quer saber: Você acha que o comércio de armas no Brasil deve ser proibido? Vote. Você tem até o dia 30 de abril para expressar a sua opinião!

ENQUETE ENCERRADA

A nossa última enquete perguntou se os visitantes do blog eram a favor ou contra a construção da Usina Nuclear em Pernambuco. Foram 242 votos, sendo 206 contra (86%) e 36 a favor (14%). Muitas águas vão rolar em torno desse polêmico assunto.

BLOG DE CARLOS BRITTO DESTACA BLOGS DE ALUNOS

Alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Dom Bosco, em Petrolina, produziram blogs para expor trabalhos escolares voltados para a literatura brasileira. A professora Vera Cezar foi quem coordenou as pesquisas e a elaboração do conteúdo.

A professora fala que os blogs foram produzidos baseados nos poetas do Romantismo Brasileiro. “Pesquisaram a época que viveram, as características e as obras de Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela, Junqueira Freire, Álvares de Azevedo e Castro Alves. Também relacionaram esse estilo de época do século XIX à música atual e ainda produziram poemas com as marcas do romantismo”, relata Vera Cezar. Abaixo seguem os links.

Blogs Romantismo - LINKS AO LADO >>

http://antoniogoncalvesdias.blogspot.com
http://fagundesvarela2011.blogspot.com
http://poetasdoromantismo.blogspot.com
http://junqueirafreire-2c.blogspot.com
http://www.casimirodeabreupoeta.blogspot.com
http://junqueirapoeta.blogspot.com
http://alvaresdeazevedo2.blogspot.com
http://castroalvesano2.blogspot.com
http://castroalvescdb.blogspot.com

quarta-feira, 13 de abril de 2011

DEIXE SUA MENSAGEM SOBRE O 1º. ANO DO BLOG


O blog do CDB completará 1 ano de existência no domingo. Deixe uma frase, bem criativa, sobre a importância do blog na dinâmica do CDB, que celebra o seu Jubileu de 85 anos. As três melhores frases dos alunos receberão um certificado. Lembre-se de colocar o seu nome e série/turma.

SIMULADO DE LINGUA PORTUGUESA - PRIMEIROS LUGARES



Primeiros anos - Profa. Joana Darc

1o.A
Géssica Kethelen - 9.0
José Rodrigues Neto - 9.0
Sávila da Mota - 9.0
Vinícius Carvalho - 9.0

1o.B

Fabrício Villa Verde - 9.0
João Eduardo - 9.0
Lívia Benício - 9.0
Márcio Neri - 9.0
Victor Lima - 9.0

1o. C
Emanuelle Matias - 9.0
Roberto Victor - 9.0
Sílvio Cavalcanti - 9.0

1o. D

José Renildo - 9.0
Maria Luísa - 9.0
Michelle - 9.0

SIMULADO - SEGUNDOS ANOS - Profa. Hylca Poggio
*A foto é dos alunos que obtiveram os primeiros lugares

1o. lugar - Lucas Gabriel - 9.0
2o. lugar - Gabriela Gavioli - 7.0
Gabriela Andrade - 7.0

VÍDEO - EDUCAÇÃO FÍSICA - MATERNAL 2

Aula de Educação Física do Maternal II com a professora Nazareth. Assista:

terça-feira, 12 de abril de 2011

CHEGAMOS AOS 100 SEGUIDORES!!!


Na noite de hoje, 12 de abril, chegamos à marca de 100 seguidores do blog. Obrigado pelo apoio e continuem de olho!

ATLETA DO JIU-JITSU ATINGE ÓTIMA COLOCAÇÃO


O atleta Thiago Barros, que cursa o 3o. ano D, garantiu a segunda colocação na primeira etapa do campeonato brasileiro de jiu-jitsu, realizado em Feira de Santana no último final de semana. A ele, os nossos parabéns.

SLIDES PARA O PROVÃO - HISTÓRIA DA ARTE


Seguem, abaixo, os links com os slides para os alunos dos primeiros anos com o assunto do provão de História da Arte - dia 14.04. Clique sobre eles e faça o download do conteúdo apresentado em sala.

Artes - Pre-historia

A Arte Egípcia

Atalho para o site do CDB.

SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG!


Você que acessa diariamente o nosso blog também é convidado a tornar-se um seguidor. É bastante simples: clique em seguir, bem ao lado, e siga as instruções. Em poucos segundos você se torna um amigo do blog do CDB.

REFLEXÕES NA CHÁCARA









Em 2011, as reflexões na Chácara Dom Bosco acontecerão em duas fases: a primeira, com os alunos das 5as, 6as e 7as, entre abril e junho; a segunda fase entre agosto e outubro, com alunos das 8as e do Ensino Médio. Confira as datas da primeira fase:

Data >> Série >> Manhã >> Tarde
26.04 >> 7ª. A e B -
28.04 >> 7ª. C e D >> E e F
19.05 >> 6ª. A e B >> E e F
24.05 >> 6ª. C e D - -
26.05 >> 5ª. A e C >> D e E
02.06 >> 5ª. B - -

Em alguns dias os alunos receberão uma carta circular informando aos pais sobre essa atividade extra-classe e confirmando a sua participação através da assinatura dos seus responsáveis.

CLIMATIZAÇÃO DO CENTRO CULTURAL - RIFA


Um dos marcos significativos do aniversário do Colégio Dom Bosco, um Jubileu de 85 anos, será a climatização do Centro Cultural Dom Bosco, palco de muitos eventos culturais e encontros da nossa escola e de outras instituições. Estamos apoiando esta ideia com várias atividades, dentre elas, a rifa de um Ipod Apple (imagem ilustrativa), a ser sorteado no dia 06 de maio. O valor do bilhete é de R$2,00, e poderá ser adquirido através do professor Gildo Júnior.

AULA DE HISTÓRIA NO MEMORIAL DOM BOSCO



Um povo sem memória é um povo sem história. Os alunos da 4a. A estiveram, na manhã desta terça-feira (12.04), no Memorial Dom Bosco, a fim de conhecer melhor a história do nosso colégio, do seu patrono e de todos aqueles que fizeram parte da nossa missão educativa. A professora Eliete Maia também, na sua aula, fez referência ao Ano Jubilar - 85 anos do CDB.