domingo, 19 de setembro de 2010
DESFILE DE 21 DE SETEMBRO
Dia 21 de setembro é um dia de alegria para Petrolina, que esse ano celebrará seus 115 anos de emancipação política. O Colégio Dom Bosco integrará esse desfile, que está sendo bem preparado por uma comissão criada pela direção do CDB. Quais serão os elementos do nosso desfile? Confira a explicação:
O Colégio Dom Bosco se faz presente na comemoração dos 115 anos de Petrolina, homenageando esta cidade que conta sua história através de grandes nomes como o de D. Malan, primeiro bispo e grande pastor que, em 18 de outubro de 1926, fundou o Colégio Dom Bosco com a certeza de que esta escola escreveria uma história de educação no sertão nordestino. O Colégio Dom Bosco é dirigido há 34 anos pela professora Teresinha Teixeira Coelho, que realiza um dedicado trabalho em prol de uma educação de qualidade, com idealismo e compromisso, fazendo crescer, a cada dia, este patrimônio histórico-cultural que é referência na região sanfranciscana. Unindo tradição e modernidade, o Colégio Dom Bosco, com 84 anos, abre seu desfile trazendo o escudo que está na memória de várias gerações: a lâmpada que ilumina a inteligência e a cruz que humaniza a alma. Em seguida, o pelotão de bandeiras, homenageando a Pátria, Pernambucano e Petrolina, aniversariante nesta data. O Colégio Dom Bosco traz para este desfile comemorativo a sua Banda Marcial, sempre presente aos eventos de nossa cidade e da região. À frente da Banda, um destaque para a aluna Ramyres Santana Coelho campeã brasileira de xadrez nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, realizadas em Fortaleza, em setembro deste ano.
Petrolina homenageia neste desfile a Sociedade 21 de Setembro que completa 100 anos e o Colégio Dom Bosco traz em suas alas o tema “Aquarela Sanfona Branca”, revivendo os Pocket Shows que aconteceram na 21 de Setembro, trazendo alegria, música e arte para todos os petrolinenses. O Pocket Show “Aquela Sanfona Branca” estreou no ano de 2002 na Sociedade 21 de Setembro. Dentre os Pocket Shows dirigidos por Cássio Lucena, destaca-se o espetáculo em homenagem a Luiz Gonzaga, que foi o mais visto em todo o Nordeste. Este espetáculo é dividido em 5 fases: a saga, os pássaros, o amor, a festa e a crença, aqui representados pelo Colégio Dom Bosco através dos retirantes, das aves do sertão, das noivas matutas e dos Padres Cícero, símbolo de fé para o homem do sertão. A última ala do desfile do Colégio Dom Bosco traz o carro alegórico, fazendo alusão ao espetáculo “Aquela Sanfona Branca”, trazendo para esta avenida parte do seu elenco original. Assim, o Colégio Dom Bosco finaliza seu desfile parabenizando Petrolina por seus 115 anos e à Sociedade 21 de setembro por fazer parte dessa história.