terça-feira, 14 de setembro de 2010

RAMYRES, NOSSA CAMPEÃ



A pernambucana Ramyres Coelho, de 12 anos, e o mineiro João Paulo Marques, de 14, conquistaram as medalhas de ouro das competições, feminina e masculina, de xadrez das Olimpíadas Escolares Fortaleza 2010. O torneio de xadrez teve sua rodada final realizada nesta segunda-feira, dia 13, no Comando Geral da Polícia Militar, em Fortaleza (CE), após três dias de competição.

Luisa Vital, de Goiás, ficou com a medalha de prata, e Carine Campestrini, de Santa Catarina, com o bronze. No masculino, Miguel de Carvalho, do Rio de Janeiro, ficou em segundo lugar, e Petrus da Fonseca, de Alagoas, em terceiro.
Através do incentivo do irmão e dos familiares, a medalhista de ouro Ramyres Coelho, do Colégio Dom Bosco, de Pernambuco, iniciou a prática do xadrez e a participação em campeonatos aos seis anos. Estudante do 7º ano, a pernambucana conquistou também a medalha de ouro em competições como o Campeonato Brasileiro, Campeonato Nordestão e Pan-Americanos Escolares, realizados em 2007. E foi também a melhor classificada na Liga Mundial de xadrez em 2008.

“No último minuto da prova, contra a competidora de Santa Catarina, Ramyres deu o xeque-mate e garantiu nossa participação no Campeonato Sul-Americano”, disse empolgado o técnico Euclides Marques.

A pernambucana treina a modalidade, preferencialmente à noite, todos os dias. Apesar de também gostar de vôlei, ela confessa que sua paixão é o xadrez. “Dedico a medalha de ouro à minha família, ao meu técnico Euclides e também à minha cidade Petrolina”, comentou muito alegre a campeã.

O sonho da pernambucana Ramyres é conquistar um dos títulos vitalícios concedidos pela Federação Internacional de Xadrez às enxadristas profissionais, o WGM.

Aluno do Colégio Objetivo, de Minas Gerais, cursando o 8º ano, João Paulo começou a praticar o xadrez aos seis anos de idade. Dois anos depois, ele já estava competindo. Tímido, porém concentrado no jogo, o mineiro venceu Miguel de Carvalho do Rio de Janeiro nas finais. Além do 1º lugar nas Olimpíadas Escolares, João Paulo é tetra-campeão mineiro (2006, 2008, 2009 e 2010), ouro também nos Pan-Americanos Escolares (2007) e no Brasileiro Sub16 (2010).

A medalha de ouro conquistada nesta segunda, dia 13, foi dedicada aos pais e também ao técnico Evandro Amorim. Além das aulas e dos treinos de xadrez, o mineiro divide sua rotina diária praticando futebol e natação.


Disponível em:
http://www.olimpiadasescolares.com.br/noticias/noticia.asp?id=15834